Como cronometrar seu tempo com um simples programa elaborado em Pascal. Há uma maneira bem simples de você automatizar uma tarefa de cronometragem, em poucas linhas e em pouco tempo utilizando algoritmo.
Há uma maneira bem simples de você automatizar uma tarefa de cronometragem, em poucas linhas e em pouco tempo utilizando algoritmo. No exemplo abaixo, é demonstrado um programa elaborado em Pascal, por ser uma linguagem simples e bem didática, mas nada impede que você utilize o código abaixo em sua linguagem preferida, basta alterar a sintaxe, pois a lógica utilizada será a mesma.
Observe que o código em si está todo em negrito e os símbolos “//” servem para delimitar um início de comentário sobre o código descrito, portanto, serve apenas para fins de tutorial, ou se para anotações preferenciais para futuras consultas ao código, mas que não irão influenciar na execução do programa.
Program cronometro; // Onde “cronometro” é o nome do programa
var tempo:integer; // A variável tempo deve ser declarada como do tipo integer (inteiro)
//Digite corretamente as linhas abaixo
BEGIN
write (\'Digite o tempo em segundos que deseja cronometrar: \');
read (tempo);
while (tempo<>0) do
// Para os comandos abaixo funcionarem corretamente, o código foi inserido em um bloco de execução (BEGIN e END). Aí então começara a cronometragem com uma mensagem na tela
BEGIN
delay (1000);
clrscr;
writeln (\'Cronometragem iniciada, faltam: \',tempo,\' segundos\');
tempo := tempo -1;
END;
// Após execução do bloco acima, inicia-se o código final, para finalização do programa, também com uma mensagem
writeln (\' \');
write (\' O TEMPO ACABOU!!!\');
END. // FIM DO PROGRAMA
Você pode testar o código acima com diversos compiladores compatíveis com a linguagem, mas fica a dica: Use o Free Pascal ou PascalZim (compilador brasileiro desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília), enfim, alternativas gratuitas, disponíveis para download nos sites a seguir:
Free Pascal:http://www.freepascal.org/
PascalZim:http://pascalzim.tripod.com/index.html